AgriculturaSaúdeSecretarias

Segundo Seminário de preparação do programa de controle do “borrachudo”

O que é importante saber para controlar o borrachudo, foi o assunto do segundo Seminário realizado pela Secretária Municipal de Saúde, Vigilância Ambiental. O programa conta com forte apoio das Secretaria de Meio Ambiente e Emater.

No verão, a propagação do borrachudo aumenta, prejudicando o trabalho das pessoas, especialmente dos que atuam no meio rural. Portanto, é preciso reagir, reforçar cuidados com o Meio Ambiente e fazer a aplicação do larvicida biológico, BTI.

No Seminário ouviu-se a preocupação do Prefeito Valdir Bianchet e de representantes de mais de dez comunidades do interior. O Prefeito, na abertura, agradeceu a presença das representações das comunidades e destacou que vem recebendo pedidos de providências em relação ao assunto. Os borrachudos estão atacando, e por isso, solicita que a aplicação do BTI seja com eficiência, aperfeiçoando o trabalho realizado em anos anteriores.

A palestra aconteceu especialmente dirigidas aos aplicadores do BTI e à comunidade. As palestras dos Engenheiros Agrônomos da EMATER Eliezer Kosciuck e Leandro Hebert, foram de grande importância para garantir cuidados com rios, arroios e com as nascentes d’água. Eles também apontaram pontos da legislação brasileira, que visa a proteção da natureza e que podem orientar as ações dos proprietários em relação ao meio ambiente.

Ficou clara a importância de proteger as matas ciliares, mostrando o quanto elas servem também para o controle do mosquito e a proteção das águas. Foram detalhadas as melhores formas de controlar a presença do mosquito, respeitando a natureza, o ciclo de vida do inseto, os fatores que contribuem para proliferação do inseto e as técnicas de aplicação do BTI.

Leandro destacou a necessidade de avaliação dos locais de aplicação, a medição da água e a importância da aplicação da dose correta. Ilustrou com vídeos de aplicadores em ação.

O Secretário de Meio Ambiente e responsável pela Secretaria de Agricultura Rodrigo Marcon, manifestou sua preocupação com a aplicação eficiente e fará um trabalho apoio para que isso aconteça.

A proteção das fontes.
Outra importante providência apontada é a necessidade de motivar os donos das propriedades a fazer a proteção das fontes de água, das nascentes que ainda necessitem, visando garantir água limpa para consumo nas propriedades rurais do município.

A Secretária de Saúde, Salete Cadore, falou do empenho do poder público em promover a execução do controle do Borrachudo, cumprindo diferentes etapas:
Primeira etapa: Limpeza dos arroios; segunda etapa: distribuição do BTI, com orientações Terceira etapa: aplicação correta. Para a primeira etapa serão convidados Clubes, Associações, CTGs e Escolas para colaborar com a proteção da natureza apoiando os aplicadores.

O projeto será um grande desafio e terá impacto sobre a qualidade de vida e da saúde das pessoas. A Vigilância Ambiental e a EMATER, orientarão o trabalho de proteção das águas.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades