Assistência SocialSecretarias

Semana do Migrante – momento para debate e reflexão

Na terceira semana do mês de junho é celebrada no Rio Grande do Sul, a Semana do Migrante. Instituída pela lei estadual nº 15.367, de 5 de novembro de 2019, a Semana do Migrante é um momento para o desenvolvimento e discussão de programas de atenção à população migrante, incentivo de políticas públicas de proteção ao migrante, criação de espaços para discussão de direitos políticos e sociais do migrante e o debate de alternativas de empregabilidade e integração cultural desta população no território estadual.

Serafina Corrêa, bem como todo o Estado do Rio Grande do Sul, tem recebido, durante toda a sua história, diversos grupos de migrantes. Nosso município foi colonizado por imigrantes italianos, mas também recebeu e continua a receber imigrantes de outros países como Senegal, Haiti, Paraguai, Marrocos, entre outros.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, é responsável por prestar assistência e acolhimento a estas pessoas, que chegam no município, na busca por melhores condições, dignidade e alternativas de uma vida melhor. Neste ano, devido à Pandemia do Coronavírus, não serão realizadas atividades para celebrar a Semana do Migrante, porém, não podemos esquecer deste momento. Devemos sim, refletir e buscar soluções para o acolhimento dessa população que também está presente em nossa comunidade.

Através da união de forças entre a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Atendimento ao Migrante – CAM, durante o ano de 2017 e 2018 foi realizado um curso de Língua Portuguesa, onde o público-alvo foram os migrantes das diversas etnias que estão no município.

Além disso, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Serafina Corrêa, presta atendimento e auxilia aos migrantes que chegam no município, através do encaminhamento Programa Municipal de Benefícios Eventuais, Postos da Polícia Federal de Caxias do Sul para a regularização de documentação, encaminha solicitação de renovação de passaporte, encaminha ao SINE para a confecção de carteira de trabalho, realiza o Cadastro Único para programas do Governo Federal e também a inclusão, através de oficinas ofertadas pela Secretaria de Assistência Social como as oficinas de música, canto, dança e gastronomia.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social através do telefone (54) 3444-3814.

Foto: Site G1