DestaqueGabineteSecretarias

Serafina Corrêa adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, do Tribunal de Contas da União. O objetivo é buscar apoio e facilitar a atuação da gestão municipal, com auxílio e orientação sobre medidas efetivas na prevenção da corrupção.

A Unidade de Controle Interno, por meio da Coordenadora de Controle Interno Roberta Vivian Castro, realizou a primeira etapa do programa com o preenchimento de um questionário autoavaliativo, dividido em cinco eixos disponibilizados por meio da plataforma e-Prevenção do Tribunal de Contas da União.

A Coordenadora destaca que “as organizações devem alcançar um nível aceitável de suscetibilidade. Para tanto, é necessário que sejam adotadas boas práticas que integram os mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento”.

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas, das três esferas de Governo e dos três poderes em todos os Estados da Federação. O mesmo tem a finalidade de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

O programa possui escopo preventivo, envolvendo dirigentes, gestores, e controladores de todos os poderes e de todas as esferas, em uma ação em âmbito nacional com o objetivo de aprimorar as estruturas de governança, integridade, gestão de riscos e controle interno.

Com isso, a Prefeitura já recebeu o selo que é a marca de participante criada para que cada organização que aderir ao programa possa também ser um promotor da integridade e da ética, contribuindo com o setor público através de boas práticas de prevenção à fraude e à corrupção.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Texto: Tatiana Moreschi