DestaqueSaúdeSecretarias

Serafina Corrêa e a Rede Bem Cuidar RS

A Rede Bem Cuidar – RS é um projeto do Governo do Estado e faz parte do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo uma proposta de colaboração entre as gestões estaduais e municipais, os trabalhadores da saúde e a população.

O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção primária à saúde, oferecidos à população gaúcha. Serafina Corrêa aderiu ao programa, indicando uma equipe de Saúde da Família, que desenvolverá ações, divididas por ciclos, previstas para a qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. As ações estão organizadas a partir dos eixos estratégicos transversais e são monitoradas pela Secretaria Estadual da Saúde.

A Estratégia Saúde da Família (ESF Posto Gramadinho) foi a equipe escolhida para aderir ao projeto e servirá como piloto para implementação das ações consideradas bem-sucedidas nas demais estratégias do Município. Através do programa, o Município disponibilizou mais 60 horas de profissionais de nível superior não médicos: 40 horas de enfermeiro, 10 horas de farmacêutico e 10 horas de nutricionista, além da equipe básica já existente.

Estão em formação dentistas, médicos, enfermeiros, nutricionistas e gestores em cursos como: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Saúde do Idoso e Design Thinking (este último, para gestores). Também estão previstas reforma da unidade, aquisição de equipamentos para assistência aos pacientes, implantação de outros ciclos, formação e cuidado.

O projeto também prevê várias ações além de capacitação dos profissionais, melhoria do Posto de Saúde e, no primeiro ciclo, a priorização da atenção à saúde do idoso, através da obtenção do Selo Bronze da Unidade Amiga do Idoso. Os profissionais têm realizado a avaliação multidimensional da saúde da pessoa idosa na Unidade de Saúde Gramadinho e muitas vezes no domicílio.

Nesta avaliação a equipe multiprofissional verifica as diferentes limitações e necessidades e busca, junto com o paciente e seus familiares, possibilidades de melhoria da qualidade de vida. Até o momento, foram avaliados pela equipe de saúde, aproximadamente 462 idosos dos 646 cadastrados no Gramadinho. Este olhar individualizado e especial possibilita intervenções dos diferentes profissionais e também a prevenção de situações como quedas, orientações sobre as medicações utilizadas, suas interações com outras e suas reações adversas.

Até mesmo doenças silenciosas como a diabetes, nunca antes relatadas, foram diagnosticadas. No dia 13 de setembro, ocorreu um encontro com a temática “Vida e Saúde através da Natureza” com a Professora Raquel Àvila. Esse encontro teve o auditório da Escola Leonora Marchioro Bellenzier lotado com mais de 250 pessoas e estimulou o uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), por meio do uso de fitoterápicos, chás e plantas medicinais para o autocuidado.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Texto: Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa