GabineteSecretarias

Serafina Corrêa participa de Painel de Boas Práticas de Controles Internos do Rio Grande do Sul

Na última terça-feira (01), aconteceu o III Encontro de Controles Internos do RS, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC). O evento promoveu o lançamento do livro e do curso EAD “Controle Interno Municipal – Estudos e Casos Práticos” e teve como pauta o debate sobre a relação do controle interno e externo, assim como a aproximação com o Ministério Público e com a Controladoria Geral do Município. O objetivo principal foi apresentar o trabalho realizado pelos controles internos municipais.

Serafina Corrêa foi representada no evento pela Servidora Roberta Vivian Castro, responsável pelo Controle Interno do município, sendo uma das convidadas para participar como palestrante pelo Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena – ESGC do TCE/RS Sandro Trescastro Bergue. Na oportunidade, explanou sobre o Treinamento de Fiscais de Contrato, curso oferecido aos fiscais na Prefeitura de Serafina Corrêa, mencionando a relevância do fiscal de contratos para a administração pública, a correta execução do objeto licitado, as peculiaridades que envolvem a designação do fiscal, conforme o artigo 67 da Lei Federal n° 8666/93, que refere apenas que o fiscal deve ser servidor público e especialmente designado, sem considerar quais os atributos ou conhecimento técnico sobre o objeto fiscalizado, necessário ao servidor.

Janete Menegatti e Caroline Presotto Franciosi, Servidoras Municipais, também estiveram participando do evento.

Além disso, na oportunidade foram apresentados, por representantes de outros municípios, vários assuntos, dentre eles, auditoria do almoxarifado de medicamentos da UBS e a revisão de normativas e rotinas administrativas. Além de Serafina Corrêa mais três representantes de municípios gaúchos compartilharam experiências bem-sucedidas de controle interno.