“Cidades Educadoras” começou como um movimento, em 1990, com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalharem juntas em projetos e atividades que melhorassem a qualidade de vida dos seus habitantes. Mais tarde, em 1994, o movimento foi formalizado com o III Congresso Internacional em Bolonha/Itália.
Na manhã da terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação realizou, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião para apresentação do conceito de Cidade Educadora. Estiveram presentes o Prefeito Valdir Bianchet e a Primeira-Dama Lorena Bianchet, a Secretária Municipal de Educação Morgana Vicari, Secretários Municipais, Vereadores, Direções das Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, Presidentes da ACISCO, Rotary e Lions Clube, Conselhos, Diretores de Empresas e Indústrias locais.
A abertura do evento encantou os presentes, que puderam acompanhar a bela apresentação dos alunos das escolas de educação infantis- Pedacinho de Céu, Nostri Bambini, Santa Lúcia, Proinfância, Jeito de Criança e Castelinho do Saber, que interpretaram a música “Cuida de mim” de composição de Carlos Colla e Michael Sullivan.
Após a Professora Daniela Santos, Mestre em Direito, Democracia e Sustentabilidade e Doutoranda em Educação PPGEDU da Universidade de Passo Fundo, apresentou o conceito de “Cidade Educadora”, na qual a educação constitui uma ferramenta de transformação social e que atravessa as diferentes esferas da vida dos cidadãos.
Com esta iniciativa, a Prefeitura de Serafina Corrêa pretende ingressar na Associação Internacional das Cidades Educadoras. Os municípios pertencentes à associação, recebem o selo de Cidade Educadora e aderem a uma carta que prevê a revitalização de espaços públicos, foco na formação de crianças e jovens, plano municipal de educação e a democratização de bens culturais, dentre outros.
Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma Associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais, que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. No início de 2020, o seu número de membros ascendia a mais de 500 cidades de 36 países, distribuídos por todos os continentes.
Segundo o Prefeito Valdir Bianchet, o Poder Público Municipal está comprometido com a educação como ferramenta de transformação social e por isso, busca alternativas que fomentem a educação e comprometam os cidadãos a buscarem a construção de uma cidade ainda mais pujante e uma educação comprometida com o futuro de todos.
“A partir de agora, vamos viabilizar o ingresso na Associação Internacional das Cidades Educadoras e conseguirmos o selo. Como a Professora Daniela comentou, Serafina Corrêa já é uma cidade educadora, pois contempla vários aspectos da Carta. Queremos oficializar esse ingresso na associação e a partir disso, promover ações que impulsionem o desenvolvimento e o acesso à educação de todos” – comenta a Secretária Municipal de Educação Morgana Vicari.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto: Guilherme Baesso
Fotos: Franciele Scritori