A Família Silvestrin, Unidade de Referência do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar em Serafina Corrêa, recebeu uma visita técnica das turmas do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFRS(Instituto Federal do Rio Grande do Sul), Campus Bento Gonçalves. A visita, realizada na terça-feira, 12 de novembro, foi parte da disciplina de Produção de Ruminantes, com a Prof. Melânia Lazzari Rigo.
A família realiza um trabalho com a Emater/RS-Ascar em produção de leite a base de pasto, e acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Leandro Ebert, os alunos observaram um pouco da rotina da pequena propriedade e das ações implementadas para a melhoria dos resultados com a produção leiteira.
O extensionista explica que, a família vem intensificando a produção de leite a base de pastagens na propriedade. “Eles possuem 1,5 hectares de tífton 85 para suas 12 vacas em lactação, o qual está sendo recuperado com a descompactação do solo, correção da fertilidade e adubação orgânica”. Este ano, foram introduzidos trevos branco e vermelho em consórcio ao tífton. Além disso, foi efetuado o projeto de piqueteamento fixo da área e serão disponibilizados bebedouros móveis nos piquetes. “Nogueiras pecãs também estão implantadas na área para sombreamento nas pastagens”, ressalta.
Os cerca de 50 alunos participantes puderam verificar o andamento das ações na propriedade e conferir os resultados que a família vem obtendo, como o aumento da produtividade por vaca e por hectare, com a redução do custo por litro de leite por litro, tendo como consequência, o aumento da renda familiar obtida com a atividade.