O nosso país tem um Programa Nacional de Imunizações (PNI) que funciona há décadas. Ele é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a morbimortalidade por doenças preveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.
Esse programa desenvolveu em todos os estados e municípios a expertise da organização das campanhas de vacinação, com um grande número de pessoas vacinadas. Portanto, o nosso município está atento e tomando as providências necessárias.
Exemplo disso, é a campanha anual contra a influenza que imuniza cerca de 4.000 pessoas, ou seja, 23% dos residentes. A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto junto com a coordenadoria regional, já está preparando e respondendo ao Ministério da Saúde as solicitações. É exemplo disso, o cadastro no sistema de informação, o levantamento de insumos (seringas) e a organização dos recursos humanos locais, para que ao chegar a tão esperada vacina, estaremos preparados para agir.
A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória grave.
Por isso, esse é um momento muito esperado pela população, autoridades e profissionais da área da saúde local. Certamente, a Prefeitura e a Secretaria Municipal estarão prontos para dar as respostas necessárias à implementação das ações de imunização, acompanhando a organização desse evento especial para a saúde de todos.
Texto: Secretaria de Saúde
Foto: Divulgação