CulturaDestaqueSecretariasSem categoria

Serafina Corrêa viveu momentos de muita emoção na retomada do Cantigio Festival Musical

O Cantigio, é um festival de músicas italianas, direcionado às crianças e jovens, que era realizado junto à Cantoria Italiana, com sua primeira edição na década de 1990. O objetivo do festival é valorizar os artistas, revelar novos talentos e promover o resgate cultural e as tradições herdadas da imigração italiana.

A noite da última sexta-feira (29/07), foi marcada pela emoção e cultura e ficará na memória dos serafinenses com a retomada do festival, que há anos não era realizado. No Clube Social e Cultural Gaúcho, 21 artistas de Serafina Corrêa, Montauri, Guaporé, Marau, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Dom Pedrito, participaram do evento, dividido em 03 (três) categorias: infantil, juvenil e adulta. 34 belíssimas canções foram apresentadas, sendo que cada participante, pode apresentar duas, uma contemporânea e uma folclórica de domínio público.

Durante o intervalo de contabilização das notas e conferência dos resultados, o artista serafinense Jaime Pastre apresentou-se e homenageou Serafina Corrêa com belíssimas canções italianas.

Os vencedores foram:

INFANTIL
1º Lugar: Vitor Grison
2º Lugar: Louize Lombardi
3º Lugar: Júlia Zanchin Dai Prai

JUVENIL
1º Lugar: Vitor Gasperin
2º Lugar: Eduardo Bassurichi
3º Lugar: Rafaela Garcez

ADULTO
1º Lugar: Estevan Scalsavara Ferreira
2º Lugar: Morgana Gomes da Costa
3º Lugar: Laleska Chiarello e Afonso Magon Chiarello

“Este Cantigio representa muito para nós. Representa a retomada, o recomeçar de grandes eventos que marcaram a história de nossa cidade. Estamos muito felizes. Nosso objetivo é continuar com o Cantigio e com a Festitália nos próximos anos, pois é nosso papel, enquanto gestores públicos, promovermos a cultura e a valorização de nossos talentos” – destaca a Secretária Municipal de Cultura Fernanda Tapparo.

O Prefeito Valdir Bianchet destacou, em seu pronunciamento, que sente-se honrado em poder prover o Cantigio novamente: “É uma alegria muito grande estarmos aqui nesta noite, retomando este importante evento que é o Cantigio. Para nós, isto é motivo de orgulho, pois este evento resgata a nossa história, preserva as nossas origens, demonstra a todos as nossas belezas e a nossa força. Parabéns a todos os cantores que apresentaram belíssimas canções. Parabéns à Secretária Fernanda e toda sua equipe por este belo evento”.

O Cantigio 2022, foi uma realização da Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer.

Serafina Corrêa – Terra de oportunidades

Texto: Guilherme Baesso