GabineteSecretarias

Serafinense lança obra literária que resgata a história da família Chiarello

Lucinda Chiarello Maccarri, professora, pesquisadora e escritora serafinense, lançou nos últimos dias, um livro, resultado de seu trabalho e amor pela história de Serafina Corrêa.

Intitulado “Giuseppe Chiarello e Juseppa Casengatto com deus Descendentes”, a obra conta a história da família Chiarello, através da chegada de Giuseppe Chiarello, imigrante italiano ao Brasil. A história inicia a partir de sua união com a gaúcha, Juseppa Casengatto. O casal teve oito filhos, descendentes que formaram a grande família Chiarello no Brasil.

“O objetivo principal da realização e publicação dessa obra é que cada descendente reconheça sua origem, identifique seus antepassados, conheça seus parentes e promova laços de união e preservação da cultura. Enfim, passar para outras gerações todos os valores herdados por nossos antepassados”, destaca a autora na obra.

Lucinda tem 69 anos e é natural de Guaporé. É casada com o serafinense José Maccari, mãe de Lisiane e Lilian e avó de Gabriel, Isadora e Benício. Formada em Letras e Pós-Graduada em Gestão Escolar, trabalhou por anos em escolas públicas e privadas na rede de ensino. Foi também Secretária Municipal de Educação e Cultura em Serafina Corrêa, durante o período de 1977 a 1983.

O livro conta com 130 páginas e 89 fotos, muitas delas enviadas por familiares que moram pelo Brasil a fora e também no exterior. Destes, 60 foram entrevistados e contribuíram para a sua produção, auxiliando através de pesquisas ou com materiais digitalizados e ou no papel, que foram enviados e entregues à autora.

Lucinda também faz questão de destacar que este trabalho só foi possível de ser realizado com o auxílio de pessoas que foram fundamentais, como os jovens Elias de Marco e Kelly Christine Giordan, que a auxiliaram na diagramação e edição do livro, aos quais ela agradece muito.

O prefeito Valdir Bianchet recebeu a professora Lucinda e seu esposo José em seu gabinete. O Vice-Prefeito Eduardo Matielo também esteve recebendo a visitante. Bianchet parabenizou a iniciativa e destacou a importância deste trabalho de resgate e preservação da história familiar dos descentes de imigrantes italianos sendo também uma forma de preservação da história de Serafina Corrêa. “Queremos parabenizar a autora pela belíssima obra. Que sirva de incentivo para que outras pessoas também tenham iniciativas como esta.” Finaliza Bianchet.