O Serviço de Inspeção Municipal – SIM é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal do município, como a carne, leite, ovos, mel e pescado. Ele garante que todos estes alimentos cheguem com segurança até a mesa do consumidor, além de certificar, através de seu selo, que o produto possui qualidade e não ocasiona doenças à população. O SIM também incentiva uma produção regularizada, ou seja, dentro das normas dos órgãos fiscalizadores. Até o momento, Serafina Corrêa possui duas agroindústrias regularizadas: o SIM 001 – Granja Avícola Scalabrin e o SIM 002 – Fábrica de Laticínios Fino Latte.
Em setembro de 2022, o órgão recebeu a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF-RS, permitindo que as agroindústrias registradas comercializem seus produtos em todo o estado do Rio Grande do Sul.
O SUSAF-RS é um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais 9SIM) e o estadual (SIE), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do estado. Este selo permite que agroindústrias de pequeno porte, até 270 m² e com Boas Práticas de Fabricação implantadas, possam vender seus produtos em todo o estado.
O processo para adesão no município de Serafina Corrêa se deu com a publicação da Lei, Decreto, Portarias, cronograma de análises laboratoriais, atividades de educação sanitária, combate à clandestinidade e fiscalizações de rotina nos estabelecimentos.
Quem deve se registrar no SIM?
Estabelecimentos agroindustriais que processam carne, leite, ovos, mel, pescado e seus derivados.
Quais os benefícios do registro do estabelecimento?
– Aumento da produção;
– Incentivo ao empreendedorismo rural;
– Produtores registrados terão seus mercados ampliados, poderão comercializar seus produtos no mercado municipal e, ao aderir outros selos, poderão comercializar seus produtos dentro do estado ou em todo o país;
– Evitará prejuízos com apreensão de mercadorias, multas ou interdição pela fiscalização;
– Produtores poderão oferecer produtos de qualidade, isentos de perigos e seguros para a saúde do consumidor.
Como aderir ao SIM?
Os interessados deverão entrar em contato com o Serviço de Inspeção Municipal de Serafina Corrêa vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e realizar as seguintes etapas:
1) Aprovação prévia do local e terreno;
2) Aprovação dos documentos de registro;
3) Visita final para conceder o título de registro ao estabelecimento.
“A Secretaria de Agricultura incentiva, cada vez mais, a implantação de novas agroindústrias, com auxílio com terraplanagens para a construção, transporte de brita e toda a assistência técnica para a legalização das mesmas. O poder público está sempre preocupado com a qualidade do alimento que chega na mesa da população. A aderência ao SUSAF proporcionará também o crescimento das agroindústrias. Cada dia mais buscamos valorizar e incentivar as pessoas que residem no interior e incentivar a permanência do jovem no campo” – destaca o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Rodrigo Marcon.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.