DestaqueSaúdeSecretarias

Setembro Amarelo – grupos do município desenvolvem atividade sobre Valorização da Vida

Iniciada em 2015, a campanha Setembro Amarelo visa a prevenção ao suicídio e valorização da vida, sendo que foi escolhido o mês de setembro para a campanha porque o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Durante o mês de campanha, são desenvolvidas atividades a fim de informar e promover o debate sobre suicídio, alertando a população sobre a importância da discussão sobre este assunto.

Em Serafina Corrêa, as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, juntamente com a EMATER-RS, promoveram atividades alusivas ao Setembro Amarelo durante todo o mês, onde 9 grupos existentes no município (Grupos de Convivência do CRAS, Grupos da Extensionista da EMATER e Grupos das Unidades Básicas de Saúde) receberam a visita dos trabalhadores de saúde do SUS para debater o tema.

Para as atividades desenvolvidas com os grupos, foi utilizado material educativo construído pelos integrantes das Oficinas Terapêuticas Tipo I, sendo que com o auxílio deste material puderam ser discutidas competências que as pessoas precisam desenvolver para a manutenção de sua saúde mental, tais como:
– Autoestima – estar consciente de si mesmo, orgulhoso de si, de sua história, sentir-se confortável com quem é, onde está e suas crenças;
– Ansiedade e estresse – controle adequado da ansiedade é fundamental para o autocuidado. A ansiedade em níveis que não atrapalhem as atividades de vida é mola propulsora para decisões e ações em nossas vidas, o problema é a ansiedade que começa a influenciar negativamente no seu estado de saúde. Já o estresse patológico é aquele que afeta mentalmente o indivíduo, acarretando em sofrimento psíquico e por vezes físico. Não há como evitar o estresse e ansiedade, o objetivo é lidar com cada um deles a sua maneira.
– Convívio Social e Familiar – ressaltado a importância do contato, carinho e do pertencimento a uma família/comunidade.
– Atividade física – manter-se em movimento é fator protetor para a saúde mental, pois libera uma série de substâncias que nos fazem sentir bem, além de melhorarem o condicionamento físico.
– Uso Racional de Medicações – o remédio adequado deve ser discutido entre o paciente e o médico. É desaconselhável a automedicação, em especial de medicamentos que atuam na saúde mental do indivíduo.
– Prevenção ao Suicídio – as tentativas de suicídio estão entre umas das principais causas de internação no Brasil. A campanha Setembro Amarelo, vem para conscientizar sobre a importância do tema e estimular as pessoas para a valorização da vida. Sabe-se que para cada 1 pessoa que se suicida, 8 ficam em sofrimento psíquico severo e para cada 1 suicídio consumado, 20 foram tentados.

É de fundamental importância discutir sobre saúde mental de forma coletiva, com os grupos da comunidade, a fim de compartilhar informações valiosas na proteção da vida e prevenção ao suicídio. Nos encontros, os participantes e os profissionais envolvidos fizeram relevantes trocas de informações e orientações de cuidado preventivo, para que não só durante a campanha Setembro Amarelo, mas permanentemente, haja uma escuta sensível e acolhedora do sofrimento mental nos diversos setores de cuidado e convívio da sociedade serafinense.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades