NOTíCIAS - Educação

Serafina Sempre: O primeiro Professor

Este é Pedro Zambenedetti, nascido na cidade de Mareno di Piane, província de Treviso – Itália. Veio para o Brasil em 1878, com oito anos de idade. Estabeleceu-se na linha Paulina, colônia de Dona Isabel (atual Bento Gonçalves), casando-se aos dezenove anos de idade.

Pedro teve uma casa de secos e molhados (espécie de bar e armazém), mas abandonou o negócio e veio para a linha 1º de Março e depois para a linha 21 de abril, atual Guaporé. Ali trabalhou como sapateiro, consertando calçados da comunidade, inclusive do Sr. Vespasiano Corrêa e da Sra. Serafina Corrêa, com quem fez amizade. Pedro só tinha frequentado a escola na Itália e Vespasiano o incentivou a estudar, adquirindo livros para orientá-lo. Assim que Pedro aprendia as lições, transmitia aos seus filhos José Vicente, Vitório, Maria, Florina e Luís, que mais tarde tornaram-se também professores pioneiros. Transferido da linha 9ª Moreira César, o Professor Pedro Zambenedetti iniciou suas atividades na linha 11, atual Serafina Corrêa, em 1913. 

Se você tem alguma informação sobre esse assunto, entre em contato conosco pelo e-mail: historico@serafinacorrea.rs.gov.br ou pelo fone (54) 3444 -1082.