NOTíCIAS - Educação

Serafina Sempre: Fundadores e primeiros sócios do Frigorífico

Seis pioneiros idealizaram e fundaram o frigorífico em 1921: José Franciosi, Eugênio Nardi, Pedro Zambenedetti, Dante Crivelli, Orestes Assoni e César Piccoli. A firma foi registrada com o nome de Franciosi & Nardi Cia. Ltda. em 13/07/1922.  A contabilidade foi confiada à Vitório Zambenedetti, filho de Pedro. A fabricação e direção técnica dos salames ficou a cargo de Andrea Sampietro, por isso, ele era chamado também de “salamer”. Segundo depoimentos, os primeiros utensílios, como tachos para banha, foram emprestados pelos moradores, entusiasmados com a possibilidade de mão de obra, riquezas e desenvolvimento para a localidade.

Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa
historico@serafinacorrea.rs.gov.br