NOTíCIAS - Educação

Serafina Sempre: Inauguração do Mausoléu

O monumento em homenagem à Sra. Serafina Corrêa é o Mausoléu, situado no centro do município. O Mausoléu é uma belíssima escultura que simboliza a vida eterna e a liberdade, através da representação de um Cristo na cruz com os braços erguidos em direção ao céu. Na mão direita da escultura há um pássaro e na esquerda pregos, ressaltando ainda mais a expressividade da obra. O Mausoléu foi criado pelo artista Paulo Batista de Siqueira e é todo feito com sucatas.

A inauguração aconteceu no dia 25 de Julho de 1985, em comemoração aos 25 anos de emancipação política de Serafina Corrêa. A cerimônia contou com a presença de integrantes e veículos do Exército Nacional Brasileiro da época, que trouxeram os restos mortais de Serafina Corrêa, transladados do Rio de Janeiro,  para serem colocados no Mausoléu. Além de autoridades políticas, civis, militares, eclesiásticas e população em geral, estavam presentes também o artista Paulo Batista de Siqueira, o escritor Mario Quintana que deixou uma carinhosa mensagem à Serafina Corrêa e ao neto de Serafina, Luiz Fernando Davidson Corrêa.

Mensagem escrita no Mausoléu:
“Na certeza de que um povo se faz pelo amor, união, cultura e trabalho,
a figura de Dona Fifina ergue-se na história de Serafina Corrêa
 com o porte de uma estátua, isto é, para sempre.”
Mario Quintana

Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa
Informações podem ser enviadas para o e-mail: historico@serafinacorrea.rs.gov.br ou pelo fone (54) 3444 – 2860.

Busque

Digite uma palavrachave