NOTíCIAS - Educação

Serafina Sempre: Vista privilegiada do passado

O município de Serafina Corrêa vem progredindo cada vez mais. A população está aumentando, casas e edifícios estão sendo construídos, ruas e estradas estão recebendo melhorias, enfim, é fácil perceber que o município evolui muito desde sua emancipação.

Para muitas pessoas é difícil imaginar as ruas de Serafina Corrêa de chão batido, muitas casas feitas de madeira e poucas feitas de alvenaria (material), pouco comércio, poucos veículos, muitas áreas ainda cobertas pelas árvores, ou seja, um cenário de uma pequena vila colonial.

A fotografia mostra uma realidade bem diferente do que conhecemos hoje, uma Serafina Corrêa do final dos anos 1950 e primórdios dos anos 1960. A vista da torre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário faz um regresso no tempo, mostrando a via principal, com poucas casas ao redor, concentrando a maior parte da população desta época nesta área e ao fundo o Frigorífico Ideal.

Não temos registro de quem fotografou essa cena e nem de seu ano exato, mas temos a certeza de que é um rico material não só de pesquisa, mas também de uma memória que ainda vive e que pode ser sempre relembrada.

Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa