NOTíCIAS - Educação

Serafina Sempre: Jardim de Infância

Velha Infância

O primeiro contato com o mundo escolar é, sem dúvida, uma das fases mais importantes do ser humano. O termo Jardim de Infância, hoje ainda mencionado em muitas escolas, possui um significado muito expressivo.
Jardim nos lembra flores, alegria, leveza, delicadeza e inocência que, combinado com infância, nos mostra que a iniciação escolar é a porta para um mundo novo, cheio de novas descobertas e aprendizados, sem deixar se quer um instante de ser criança.

A fotografia, pertencente ao Arquivo Histórico Municipal, descreve nitidamente o sentido do Jardim de Infância. É possível observar a disciplina representada pela irmã professora e pelo quadro-negro e a infância através dos brinquedos em meio às classes em forma de ciranda.

Esta turma é o Jardim de Infância do ano de 1954 do Colégio Rosário.
Nessa época as aulas das turmas do jardim eram realizadas no antigo Salão Paroquial, um casarão de madeira com características típicas italianas, que anos mais tarde foi substituído pelo atual Salão Paulo VI.

Não importa o quanto o tempo passe e o mundo evolua, o conhecimento será sempre o primeiro passo rumo à novos horizontes.

Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa.