Últimas Notícias

NOTíCIAS - Educação

Serafina Sempre: Dia do Trabalho

Um pouco da história...

O Dia do Trabalho remonta o ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago nos Estados Unidos. No dia 1º de maio desse ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

Dias após as reivindicações, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Esse fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Isto foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Fatos importantes do 1° de maio no Brasil...

Em setembro de 1925 que o 1° de maio passou a ser oficialmente comemorado, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Foi em 1° de maio de 1940  que o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. No ano seguinte, também em 1° de maio, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Em Serafina Corrêa, as comemorações no dia 1° de maio aconteciam há muito tempo, mesmo antes do município ser emancipado, como podemos observar na fotografia do Arquivo Histórico Municipal, há 67 anos. A mesma mostra funcionários, alguns com suas famílias, do Frigorífico Ideal, atual BRF Brasil Foods, após uma confraternização, um churrasco que a empresa ofereceu no dia 1° de maio de 1946. Nessa época, o que predominava era  a agricultura e não haviam grandes indústrias como hoje, sendo destaque o Frigorífico.

O Dia do Trabalho possui um significado que vai além de um simples feriado. Trata-se de um marco na história, onde a busca por direitos dignos de trabalho refletiu e causou transformações no mundo todo. Muito se fez para melhorar as condições trabalhistas e ainda há muito para se fazer. Somos responsáveis por aquilo que fizemos e querer mudar parte de cada um, porém, juntos seremos sempre mais fortes.   

Fonte: Brasil Escola
Arquivo Histórico Municipal de Serafina Corrêa

Busque

Digite uma palavrachave
Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa
Estado do Rio Grande do Sul - Brasil
2009 © - Todos os Direitos Reservados
HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
8h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30 - Segundas-feiras às Sextas-feiras
  Twitter   Facebook
Site Adm 05/08
webmail