NOTíCIAS - Gabinete da Prefeita

Vereadores aprovam o talian como língua co-oficial do município

Na semana que antecede a realização do II Fórum Nacional da Língua Talian e o III Encontro Nacional dos Difusores do Talian, a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa aprovou o pioneiro projeto que institui o talian como língua co-oficial do município.

O projeto encaminhado pelo executivo foi aprovado por unanimidade e havia recebido manifestação favorável por parte da comunidade, ao ser discutido em audiência pública em setembro, a qual contou com grande participação popular.

A partir de agora, como status de língua co-oficial, será possível ao município criar um planejamento linguístico e tutelar o talian, além de incentivar o conhecimento, a fala e o seu ensino. Outro passo que poderá ser dado é o incentivo na formação de grupos para promover o talian e a propagação dos saberes e artes como: danças, música, canto, teatro, jogos, etc.

A oficialização do talian como língua co-oficial se dará neste final de semana, por ocasião da realização do II Fórum Nacional da Língua Talian e o XIII Encontro Nacional dos Difusores do Talian.