Assistência SocialEducaçãoSaúdeSecretarias

TEAcolhe – Programa de atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

Com o objetivo de implantar o Programa de atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe em Serafina Corrêa, na última quarta-feira, representantes do Município estiveram no Centro Regional de Referência em TEA e APAE de Passo Fundo.

O programa TEAcolhe foi implementado pelo Decreto Estadual nº 55.824, de 05 de abril de 2021, cujo objetivo é regulamentar as diretrizes para a implementação e a execução da Lei n. 15.322, de 25 de setembro de 2019, que instituiu a Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista – TEA.

O TEA reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger.

Há dois critérios para o diagnóstico, o déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e a presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

A Secretárias Municipal de Assistência Social Selma Favero Fincatto, a Secretária Municipal de Saúde Lucimar Zarpelon, a Psicóloga de CREAS Raquel Tortelli e a representante da Secretaria Municipal de Educação Susana De Pauli, participaram da reunião que abordou o trabalho realizado em rede, articulando ações entre saúde, educação e assistência social, bem como os demais envolvidos, a exemplo dos familiares.

Segundo o Prefeito Valdir este trabalho é de extrema importância, pois auxiliará no diagnóstico precoce, bem como dará suporte e acompanhamento principalmente dentro das escolas, para as crianças que sofrem com este problema.

Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades