DestaqueSaúdeSecretarias

Um alerta aos serafinenses sobre o perigo da Dengue, Chikungunya, Zica vírus e Febre Amarela

Serafina Corrêa é um dos 405 municípios infestados pelo mosquito Aedes Aegpyt. Mesmo sem ter casos confirmados ou suspeitos dessas doenças o município tem infestação do mosquito considerada de nível alto pela 6º Coordenadoria Regional de Saúde.

No último mês de fevereiro, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, realizaram o Levantamento Rápido para Aedes Aegypt – LIRA, que demostrou um índice de infestação de 4.0. Isto significa que de cada 100 imóveis visitados 4 contém amostras de Aedes Aegypt, o que coloca o município entre as 10 cidades com maior infestação do mosquito, entre os 62 municípios da Regional de Saúde de Passo Fundo.

Mesmo durante a pandemia de covid-19, as atividades de visitas em imóveis, terrenos baldios e comércios continuam sendo realizadas pelas equipes da Secretária de Saúde.

Lembre-se: o combate ao mosquito é responsabilidade de todos. Cuide de sua casa e arredores e elimine água parada.

Febre Amarela
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os casos que ocorrem no Brasil são de Febre Amarela Silvestre (FAS), ou seja, o vírus é transmitido por mosquitos que vivem em áreas de mata. Desde 1942, não existem casos de Febre Amarela Urbana (FAU), aquela transmitida por Aedes aegypti.

Ocorrências em Municípios próximos:

Nas últimas semanas, o número de confirmações de doenças transmitidas pelo mosquito deixou o Estado do Rio Grande do Sul em alerta. Além das duas mortes de dengue em Santa Cruz Do Sul e Erechim, também existe um surto de Chikungunya em São Nicolau onde já foram confirmados 30 casos da doença.

Até a Semana Epidemiológica 15, de 2021, o Rio Grande do Sul, notificou 170 casos de Febre de Chikungunya, 53 casos confirmados, sendo 47 casos autóctones nos municípios de Bento Gonçalves (5ª CRS), São Nicolau (12ª CRS) e Ijuí (17ª CRS). 15 foram descartados e 102 continuam aguardando investigação.

Importante:

A prevenção contra a dengue, chikungunya, zika vírus e Febre Amarela depende do combate ao mosquito e precisa da colaboração dos serafinenses, acabando com locais de água parada, onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos.
Limpe os recipientes pois os ovos podem ficar cerca de um ano no mesmo local e eclodir quando houver contato com a água novamente. São doenças graves: elimine os criadouros de sua propriedade. Elimine a água parada.

Secretaria Municipal de Saúde
Governo Municipal
Serafina Corrêa – terra de oportunidades.