EducaçãoSecretariasSem categoria

Vereador Juvenil: Projeto Educação Política nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa instituem o projeto “Educação Política nas Escolas”, que elegerá Vereadores Juvenis em nosso município. Eles tratarão como matérias e regulamentações assuntos do campo acadêmico de cada escola que representaram.

O Projeto Educação Política nas Escolas, tem como objetivo estimular a participação da juventude, proporcionando aos alunos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática.

Segundo a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, uma educação voltada para a cidadania estimula a participação e a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental. Esse tipo de aprendizado vai muito além de saber sobre siglas e partidos, concentrando-se em detalhes mais voltados à capacidade de tomar e cobrar decisões que afetam a vida cotidiana das comunidades. Refletir sobre política é um exercício que propicia o pensar na coletividade. Implica exercitar empatia, pensar em nosso papel como cidadãos e no impacto de nossas ações na sociedade. A educação política é importante porque fornece ferramentas para a cidadania ativa e, assim, empodera pessoas, grupos e comunidades para atuarem em seus territórios. É fundamental que os jovens estudantes aprendam desde cedo a fazer escolhas conscientes e participar do processo democrático para além do voto. Esse cenário justifica a necessidade de dialogar, conhecer o sistema eleitoral, as funções dos cargos públicos, meios de participação na vida pública, pois isto faz parte de uma formação cidadã e estimula apropriação dos direitos e deveres com espírito crítico e autônomo.

Na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, será realizada a eleição dos vereadores juvenis, sendo que poderão votar alunos a partir do 5º ano, bem como professores e demais funcionários das instituições escolares. Estão participando alunos das escolas Municipais Agrícola, João Corso, Leonora Marchioro Bellenzier e Prefeito Guerino Massolini.

Nos próximos anos devem ocorrer duas legislaturas por ano, de cinco meses cada uma, com o intuito de oportunizar o maior número de alunos a participarem. A primeira será de março a julho e a segunda, de agosto a dezembro.

O Parlamento Juvenil contará com a eleição da Mesa Diretora e composição das comissões permanentes, com a realização de uma sessão ordinária por mês e, quando necessário, sessões extraordinárias.

No dia 28/09, haverá uma reunião na Câmara de Vereadores, momento em que serão repassadas orientações aos eleitos e seus suplentes. No dia 04/10, os eleitos e suplentes participarão da Sessão Ordinária da Câmara, com início às 19h30 no Plenário Darcy Sobreira Soccol. No dia 19/10 haverá uma Sessão Preparatória e dia 26/10 uma Sessão Solene de instalação da Legislatura Juvenil.

Conheça os candidatos a vereadores juvenis por escola:

Escola Municipal Agrícola

Evelyn Vitória Martello
EA

Gustavo Locatelli
EA

Igor Debortolli
EA

Maiky de Moraes Soccol
EA

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso

Sthéfani Denatti Dos Santos
JC

Gabrieli Machado Cunha
JC

Jaqueline Fedrigo
JC

Luísa Eduarda Conceição da Silva
JC

Natália Chiodi
JC 

Willian Ferrarini
JC

Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Guerino Massolini

Júlia Somacal Censi
PGM

Luana Cristina Dalla Riva
PGM

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier

Eduardo Balbinot e Cícero Zamprogna
LMB

Júlia Cordeiro e Gabriel Civa Cordeiro
LMB 

Rafael Negri e Gregori Alberti
LMB