Depois de dois anos sem poder ser realizada, por conta da pandemia de covid-19, a Via Sacra no Morro do Cristo, realizada na Sexta-feira Santa (15/04), foi marcada pela procissão e presença de centenas de fiéis para relembrar a paixão e morte de Cristo.
Com início às 06 horas da manhã, os fiéis subiram o morro em direção à estátua do Cristo Rei, meditando sobre as 14 estações que formam a Via Sacra, representadas ao longo do trajeto pelos capitéis, com as figuras que ilustram a Via Crúcis, caminho percorrido por Cristo até a sua crucificação.
Neste ano, não foi realizada a tradicional encenação das estações, sendo que somente a estação que representa a morte de Jesus foi representada e encenada.
Através da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, nas últimas semanas foram realizadas diversas melhorias para receber os fiéis. Os capitéis receberam manutenção, o espaço ao entorno do Cristo recebeu melhorias nas floreiras, com pintura e revitalização. Também, foi construído um novo deck no alto do morro, para a realização da encenação da morte de Cristo. Este espaço receberá nos próximos dias, corrimões de proteção e permanecerá no local para que os visitantes possam desfrutar das belas paisagens que o espaço oferece.
“Foi emocionante ver o retorno de centenas de pessoas acompanhando este evento religioso. A Paixão de Cristo é a fé, o amor e o carinho que nos movem. Enquanto estivermos a frente da Secretaria Municipal de Turismo, vamos fazer o possível para manter estes espaços nas melhores condições de receber serafinenses e turistas que frequentarem os pontos turísticos de nossa cidade” – comenta a Secretária Municipal de Cultura Fernanda Taparo.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades
Texto: Tatiana Moreschi
Foto: Guilherme Baesso