O 1º Fórum de Escuta Especializada de Serafina Corrêa, foi realizado na última sexta-feira (05), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier. O evento faz parte da programação da Campanha Nacional Faça Bonito, que visa a mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento reuniu profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, Brigada Militar, Polícia Civil, Conselheiros Tutelares, COMDICA e redes estadual e privadas de Serafina Corrêa, para debater a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes, visando capacitar estes profissionais para o atendimento e assistência às vítimas de abusos ou violências. Além disso, o evento buscou qualificar a rede no processo de acolhida, dando segurança aos trabalhadores em suas intervenções.
Com o auditório da escola lotado, o fórum contou com a presença de 412 profissionais, autoridades e da Psicóloga Jaqueline Carniel, que conduziu o debate sobre o tema: Lei da Escuta Especializada – Acolhimento da Revelação Espontânea.
“É cada vez mais necessário debatermos este tema. Por isso, com este fórum, a Secretaria Municipal de Assistência Social quer promover a discussão deste problema em nosso município, unindo todos os órgãos responsáveis por estes atendimentos e também sendo esta, uma forma de capacitá-los, para estarem preparados quando se depararem com situações de abuso sexual” – comenta o Secretário Municipal de Assistência Social Jairo Vidmar.
“Este fórum foi de grande importância, pois é preciso sim debater a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo em vista que o tema da palestra capacita e qualifica a rede responsável pelo atendimento. Precisamos estar atentos e cuidarmos de nossas crianças e adolescentes” – destaca o Prefeito Valdir Bianchet.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto/fotos: Coordenação de Comunicação Social e Imprensa.