Em uma noite de cidadania ativa e empenho coletivo, o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Guerino Massolini, foi transformado em um fórum vibrante na quarta-feira, 19 de julho de 2023.
Munícipes de Serafina Corrêa, Montauri e União da Serra compareceram em peso na Audiência Pública, compartilhando um propósito comum: apoiar a instalação de uma Comarca em Serafina Corrêa.
O Procurador Jurídico do Município, Luiz Fernando Macedo, conduziu a audiência, que contou com uma variedade de vozes – autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Segurança Pública, Entidades representativas e população em geral. Foi uma demonstração palpável de cooperação institucional e do compromisso de todas as partes envolvidas para com o projeto de tornar Serafina Corrêa, sede de uma Comarca.
O palco da audiência acolheu diversas autoridades, dentre elas o Prefeito Valdir Bianchet e o Vice-Prefeito Eduardo Matielo de Serafina Corrêa, a Presidente do Poder Legislativo de Serafina Corrêa Morgana Tecchio, o Prefeito de Montauri Jairo Roque Roso e de União da Serra Cezer Gastaldo. Além destas, contou com a participação das seguintes autoridades e representantes de segmentos da comunidade:
– O Defensor Público da Comarca de Casca, Sr. Lucas Lorea Gonçalves;
– O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção Guaporé, Sr. Guilherme Dall’Agnol Pasquali;
– O Delegado Titular da Delegacia de Serafina Corrêa, Sr. Juliano Goelzer;
– O Titular do Ofício dos Registros Públicos de Serafina Corrêa, Sr. José Carlos Picini.
– A Presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Serafina Corrêa, ACISCO, Sra. Dolores Boff Massolini;
– A Diretora da APAE de Serafina Corrêa, Sra. Loiva Vallar;
– A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sra. Claudines Locatelli;
– O Comandante do 5º Pelotão da Brigada Militar de Serafina Corrêa, Sr. 2º Sargento Vagner da Cunha Menezes;
– A Conselheira Tutelar de Serafina Corrêa, Sra. Graziela Pieresan De Borba.
A presença de destaque foi a da Juíza da Segunda Vara Judicial da Comarca de Guaporé, Flávia Marciano Monteiro, cujo notável saber jurídico, empatia com a nossa comunidade e carisma, cativaram o público e reforçaram a confiança dos presentes no Poder Judiciário.
O evento contou também com a participação do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Estadual Vilmar Zanchin, que, mesmo estando impossibilitado de comparecer presencialmente, prestou seu apoio à instalação da Comarca via mensagem escrita, que foi lida pelo Procurador Jurídico ao público presente.
Após as explicações dos componentes da Mesa e espaço para dúvidas e perguntas do público, uma votação por aclamação dos que ali estavam, reafirmou com ênfase a vontade da comunidade: um ressoante “sim” para a comarca em Serafina Corrêa.
A próxima etapa, após o recolhimento das assinaturas dos abaixo-assinados que circulam na cidade, será no Palácio da Justiça, em 02 de agosto de 2023. Na ocasião, uma delegação representando os munícipes de Serafina Corrêa, União da Serra e Montauri apresentarão pedido para a criação da Comarca ao Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti.
O evento foi um lembrete poderoso de que o povo pode, unido, buscar as mudanças que deseja. Essa noite ficará gravada na história de Serafina Corrêa, Montauri e União da Serra como uma demonstração de unidade e um passo significativo rumo ao progresso.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto/fotos: Divulgação.