Acompanhados de bombeiros militares e voluntários do SCAB, crianças do Pelotão Alfa conheceram a estrutura e aprenderam técnicas de combate a incêndio.
Desenvolvido pela primeira vez nos 11 municípios da região de abrangência do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), o projeto “Bombeiro Mirim”, que conta com a parceria e investimentos de recursos públicos da Administração Municipal e apoio dos voluntários do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) de Serafina Corrêa, contou com uma das mais importantes atividades na formação dos 38 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.
O Pelotão Alfa, composto por 16 crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Prefeito Guerino Massolini e João Corso, participou de treinamentos de combate a incêndio no Centro de Treinamento Canaã (CT Canaã) em Gravataí. A turma foi acompanhada pelos bombeiros militares, soldados Helen e Leonardo, e dos voluntários Rodrigues (Comandante do Pelotão Alfa), Pereira, Alan e Madalosso.
Lá, ao longo da sexta-feira, dia 12 de maio, conheceram a estrutura, que conta com uma pista com 500 m², composta por quatro simuladores de fogo, um edifício de quatro níveis com três simuladores distintos (casa de fumaça, simuladores de interior e altura e espaço confinado), prédios administrativos, casa de bombas e outros.
“Proporcionar esses momentos de conhecimento e interação para as crianças nos enche de orgulho e satisfação. Serafina Corrêa é pioneira no projeto Bombeiro Mirim graças ao empenho do executivo municipal através da Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, dedicação dos bombeiros militares e voluntários. Nós, como responsáveis pelo SCAB, continuaremos investindo em equipamentos e formação dos bombeiros civis, mas, principalmente, no aprendizado e educação do futuro da nossa cidade, que são as crianças”, afirmou o Secretário Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, Dimorvan Cantelli.
Os bombeiros mirins passam, em aulas teóricas e práticas nas sextas-feiras de manhã/tarde e, por vezes, aos sábados, por atividades de percepção de risco, prevenção de incêndio, prevenção de acidentes, prevenção de afogamentos, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, cidadania, civismo e direito humanos e segurança no trânsito, entre outras.
“São momentos de muito aprendizado que, com certeza, levarão para a vida. Nós, voluntários do SCAB e os bombeiros militares de Guaporé, estamos repassando conhecimentos para que estes possam disseminar aos seus familiares e amigos. A experiência que o Pelotão Alfa teve no CT Canaã foi maravilhosa. Além de aprenderem algumas técnicas de combate a incêndio, o grupo se divertiu. Experiência adquirida e que marca a trajetória deles no projeto Bombeiro Mirim”, disse Pereira, coordenador do SCAB.
Mais 22 bombeiros mirins, que fazem parte do Pelotão Bravo, estarão nos próximos meses participando das atividades, conhecendo a estrutura e aprendendo técnicas de combate a incêndio no CT Canaã.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto/fotos: Divulgação.