Montado ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Ireceu Antônio Gasparin, neste ano o acampamento farroupilha conta com 42 piquetes ocupados por entidades tradicionalistas e civis, que diariamente reúnem tradicionalistas e apreciadores da cultura gaúcha para almoços, jantares, shows ou simplesmente para uma roda de chimarrão. É neste ambiente acolhedor, que Serafina Corrêa celebra a tradição gaúcha.
Iniciados no dia 07 de setembro com a retirada da Chama Crioula da Pira da Pátria, os Festejos Farroupilhas de Serafina Corrêa seguem reunindo milhares de pessoas diariamente. Segundo os organizadores, estimasse que já tenham passado cerca de 15 mil pessoas pelo acampamento durante a primeira semana de festejos. Esta edição já é considerada a maior da história do município e da região.
Com 18 dias de programação, uma excelente organização do espaço e entrada gratuita, todos podem participar dos diversos fandangos e shows que estão programados para os próximos dias. Na primeira semana, renomados grupos e cantores da cultura gaúcha já passaram pelo acampamento, como o Grupo Tchê Sarandeio que abriu a programação no dia 07 de setembro, Grupo Manotaço, Grupo Braseiro, Grupo Pago Serrano, Grupo Festança, Grupo Matizes e o renomado cantor nativista Luiz Marenco, que emocionou a todos no último domingo (11). No sábado (10), também aconteceu a recepção da 12ª Cavalgada da Mulher, que voltou a ser realizada neste ano após a pandemia de covid-19, reunindo 52 cavalarianas que percorreram o interior de Serafina Corrêa e Guaporé.
Atividades culturais estão sendo realizadas durante o dia, de segunda a sexta-feira, com a presença dos alunos da educação infantil, anos iniciais e ensino fundamental da Rede Municipal e Privada de Ensino. Organizadas pelos Departamentos Culturais dos CTGs Galpão da Saudade e Sinuelo da Serra e com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, as crianças tem a oportunidade de visitarem o acampamento e também de conhecerem e adquirirem conhecimentos sobre aspectos da cultura gaúcha, chimarrão, contos e também brincadeiras tradicionais.
Os festejos farroupilhas seguem até o dia 24 de setembro, quando acontece o encerramento oficial. Confira a programação completa clicando aqui.
Texto: Guilherme Baesso
Fotos: Guilherme Baesso/Divulgação.