Uma grande festa marcou as comemorações dos 15 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier, em Serafina Corrêa. O evento foi prestigiado por pais, estudantes, professores, autoridades e comunidade, além de ex-alunos e funcionários da unidade de ensino.
Foi uma tarde divertida com muita música, brinquedos infláveis, bolo de aniversário e teatro.
A Escola tem 15 anos de existência e seu nome foi escolhido em homenagem a uma personagem que caracterizou e marcou a sua época de forma positiva, por sua grandeza de alma, dedicação e responsabilidade dos encargos que assumiu e, sobretudo, amor à família e à comunidade a que pertencia influenciando na construção local.
Leonora Marchioro Bellenzier nasceu em 09 de junho de 1899 e faleceu em 10 de novembro de 1980. Filha de imigrantes italianos, nasceu em Caxias do sul, sendo Atílio Marchioro e Benedita Suzin Marchioro seus pais, que eram agricultores trabalhando no cultivo da uva.
Em 1920, com 21 anos de idade, casou-se com João Bellenzier, que era ferreiro, sendo que os dois tiveram 9 filhos. Em 1928 mudou-se para Serafina Corrêa, passando a residir na então Linha 11, no atual Bairro Gramadinho. Em 1931, com 32 anos, já com o sexto filho, iniciou seu curso de parteira em Passo Fundo.
Para chegar onde deveria realizar os partos muitas vezes Leonora andava até 4 horas a cavalo e quando chegava ao local, encontrava pessoas muito pobres, que não tinham sequer roupas para o recém-nascido. Então, após o parto, ela cedia seu próprio avental para agasalhar a criança, que dormiria em palhas com seus pais. Leonora realizou o parto de 20 netos e alguns bisnetos.
Atualmente a Escola atende aproximadamente 330 alunos, no ensino fundamental regular e EJA, além de ser sedo do Polo da Universidade Aberta do Brasil -UAB. A escola Leonora é também o local onde estão sendo realizadas as sessões da Câmara de Vereadores, enquanto a reforma da mesma é realizada.
Celebrar os 15 anos de fundação dessa importante instituição de ensino de Serafina Corrêa é celebrar o trabalho e a educação, não somente dos que lá passaram, mas de todo o município.