Todo o cuidado é pouco pois a Dengue está presente em vários municípios da nossa região.
Com o intuito de combater a proliferação do Aedes Aegypti, que além da dengue, transmite zika e chikungunya, a Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações preventivas em toda a cidade.
Na última sexta-feira (18/03), foram reunidos os Agentes Comunitários e Agente de endemias com a Vigilância Sanitária para capacitação e organização de um “Mutirão contra a Dengue”, sendo que hoje (21/03) será desencadeado um mutirão com trabalho de visitas e orientações nas residências, além de vistoria em pontos específicos para minimizar os focos de proliferação do mosquito, com alerta para a retirada de objetos que acumulam água, como pneus, latas e outros utensílios sem utilidade.
A ação terá início no Bairro Aparecida, onde há um caso suspeito. Se for encontrado água parada e larvas, será feita a coleta de amostra e encaminhado para análise, pois se o resultado for positivo, será seguido protocolo de bloqueio do vírus.
A Dengue no RS e em municípios vizinhos
É importante alertar para o fato de que, dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 405 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Ele transmite doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Os dados são do último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual da Saúde.
Sabemos que o mosquito Aedes está presente entre nós. Em vários municípios vizinhos já foram registrados casos positivos de dengue e chikungunya.
Casos próximos a Serafina notificados no SINAN são:
Camargo: 21 casos de dengue;
Carazinho: 30 casos de dengue autóctones
Marau: 2 casos de dengue importados
Montauri:1 caso dengue importado
Não Me Toque: 3 casos (1 autóctone)
Passo Fundo 1 caso dengue importado
Tapejara:1 caso importado
Vila Maria: 2 casos (1 autóctone)
Água Santa, com 10 casos de Chikungunya
Texto: Secretaria Municipal de Saúde