Com o aumento da presença do mosquito na cidade e no interior, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, estabeleceu novo cronograma para a aplicação do tratamento, com três aplicações. Neste sábado, 13 de março, será realizada a segunda aplicação e a terceira será no dia 27 de março, sendo a primeira vez que a Secretaria de Saúde realiza a aplicação neste período do ano. A primeira foi realizada nos meses de novembro e dezembro.
Nesta semana a equipe da secretaria esteve realizando a distribuição do larvicida BTI, com orientações aos voluntários de todas as comunidades. A Secretaria de Saúde agradece o trabalho de todos neste sábado.
O controle dos simulídeos, o conhecido Borrachudo estará sendo realizado com a aplicação do larvicida biológico Bacillus thuringiensis var. Israelensis – BTI que, aplicado conforme recomendação técnica, não causa danos a peixes, insetos e outros animais.
O controle da população dos mosquitos pode ser feito de várias formas, dentre elas: não jogar lixo nos rios, evitar o desmatamento, recomposição das matas ciliares, preservação dos predadores dos inseto, não contaminação da água com poluição doméstica e agrotóxicos, construção de esterqueiras para conter os dejetos dos animais e instalação nos banheiros de fossa séptica e sumidouros para evitar a contaminação dos córregos.
Secretaria Municipal de Saúde.