Pontos Turísticos

Obelisco à Comissão Emancipacionista

Construído atrás do Mausoléu, em concreto, tem formato estreito e direção vertical. Foi inaugurado em 08 de outubro de 1972. Esse obelisco é uma homenagem aos comandantes da luta emancipacionista do município de Serafina Corrêa. Há uma placa com a seguinte descrição:

Comissão Emancipacionista:

Presidente: Pedro Soccol
Vice-presidente: Guerino Antônio Massolini
1º Secretário: Antônio Rotta
2º Secretário: Nelson Assoni
1º Tesoureiro: José Modelski
2º Secretário: Armando Canton

Eles foram os abnegados comandantes da luta emancipacionista.

Desde a primeira hora, foram para a linha de frente. E só depuseram as armas na comemoração da vitória. Eles realizaram o sonho da grande maioria serafinense e desencadearam todo o progresso do município.
Serafinense – Contemporâneo do póstero : Sê grato a eles e aos demais batalhadores anônimos da causa emancipacionista. E que este bronze, com tudo o que significa, seja fonte de elevada inspiração e força para a posteridade.
Serafina Corrêa, 8 de outubro de 1972.

O Obelisco à Comissão Emancipacionista está situado junto ao Mausoléu, na Avenida Miguel Soccol, centro da cidade de Serafina Corrêa/RS.

Talian

Obelisco a La Comiission de Emansipassion

Construio de drio del Mausoleo, de concreto, el ga la forma streta e diression vertical e ‘l ze sta inaugurà ntel 08 otobre del 1972. Sto obelisco el ze un omàio ai brai guerrieri de la emansipassion de Serafina Corrêa, e ntela targa se lese:

Comission de Emansipassion:

Presidente: Pedro Soccol
Vice-presidente: Guerino Antônio Massolini
1º Segretàrio: Antônio Rotta
2º Segretàrio: Nelson Assoni
1º Tesorier: José Modelski
2º Segretàrio: Armando Canton

Sti òmini i ze sta i abnegai comandanti de la lota par la emansipassion.
Dala prima ora, i ze ndai ntela lìnea davanti e i se ga fermà sol co la vitòria. I ga realisà el grande sogno de la grande parte dei serafinensi e i ga impissà tuto el progresso de la cità.

Serafinense_ Ringrassia sempre a lori e a tuti anónimi, la causa de emancipassion e che sto bronzo, con tuto quel che ‘l vol dir, el sia ispirassion e forsa par el futuro.
Serafina Corrêa, 8 otobre 1972.

Tradução de Solange Maria Soccol
Revisão de Marinete Salvi Tortelli