O Prefeito, Valdir Bianchet e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jairo Vidmar, receberam, na última segunda feira, um exemplar do Plano Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal na reunião do colegiado realizada, no dia 23 de março.
Além de ser requisito legal, o Plano Municipal de Saúde 2022 traduz a intenção política da atual gestão e explicita as diretrizes, os objetivos e as metas para os quatro anos, constituindo-se como principal instrumento de planejamento e gestão do SUS, Sistema Único de Saúde, no município.
A Secretária Municipal, Salete Cadore, diz que seu conteúdo foi amplamente discutido na 10ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema “A qualificação da atenção primária em Saúde” – questão que desafia todas as esferas de governo. É importante enfatizar que o mesmo foi elaborado, segundo diretrizes do Ministério, da Secretaria Estadual de Saúde e, principalmente, considerando a realidade e as necessidades locais.
O referido Plano, mesmo construído durante um ano da pandemia de Covid-19, contou com a participação de diversos setores como Profissionais de Saúde, gestores e comunidade, através das propostas elaboradas na Conferência Municipal.
Entre outras propostas e responsabilidades, constantes no Plano, destacam-se os cuidados com a saúde do idoso, da criança, das gestantes e com ampliação da rede de atendimento para facilitar o acesso de todos aos serviços de saúde. Abaixo algumas das metas que merecem ser destacadas:
1. Desenvolver o Programa “Mais Vida” na Comunidade Camping Carreiro e entorno, com atendimentos de Saúde e ações intersetoriais com Assistência Social, Educação e Esporte;
2. Reforçar Programas de Cuidados ao Idosos, adotados pela adesão ao programa estadual “RS Bem Cuidar”, já iniciado na Unidade Básica do Gramadinho;
3. Implementar, efetivamente, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
4. Reforçar e implementar linha de Cuidado Materno/infantil, reforçando ações desenvolvidas como Pré-Natal e do Programa Primeira Infância Melhor;
5. Reforçar a visitação dos Agentes Comunitários de Saúde na área rural e regiões de maior vulnerabilidade
6. Implantar a Linha de Cuidados de Sequelas de Covid-19 e doenças crônicas.
“Desejamos que este instrumento possa servir de base, tanto aos gestores como aos profissionais de saúde, tornando-se a ferramenta norteadora do planejamento e do aperfeiçoamento do Sistema Municipal de Saúde em Serafina Corrêa – comenta a Secretária de Saúde Salete Cadore.