No dia 24/06/2020, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez o resgate de um papagaio charão na área urbana de Serafina Corrêa. O animal não ofereceu resistência à captura e apresentava claros sinais de vida em cativeiro, uma vez que não voava, não vocalizava e não ficou agitado em nenhum momento enquanto preso.
Após autorização do órgão estadual, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a ave foi encaminhada para avaliação veterinária e destinada a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que definirá se ela tem condições de ser devolvida à natureza ou se será destinada a um zoológico ou outro local autorizado.
O papagaio charão (Amazona pretrei) é um dos menores papagaios brasileiros e é típico do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A espécie é ameaçada de extinção, sendo os maiores perigos para ele a captura para manter como animal de estimação e a destruição do seu ambiente natural, a floresta de araucária.
A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que manter animais silvestres em cativeiro é crime com penas de detenção de até um ano e meio e multa de R$ 500 a R$ 5.000 por animal. No entanto, quem fizer a entrega voluntária, antes de uma fiscalização ou denúncia, não sofrerá punição. Para isso, basta dirigir-se à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Não mantenha animais silvestres ilegalmente em cativeiro, você será responsável por contribuir com o crime organizado e com a extinção das espécies.
Informações, dúvidas, entrega voluntária de animais, denúncias (não é necessário se identificar): ligue para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (3444-8122).
Outros canais para denúncias (não é necessário se identificar):
1. Polícia Ambiental – Caxias do Sul:
• (54) 3215-5531
2. FEPAM:
• 0800-0312146
• denuncia@fepam.rs.gov.br
• http://ww3.fepam.rs.gov.br/servicos/envia_mail/orientacoes.asp
3. Linha verde IBAMA:
• 0800 61 8080