O Dia de Campo Regional Lavoura de Resultados, realizado nesta terça-feira (12), na propriedade do agricultor César Ramon, em Vista Alegre do Prata, reuniu cerca de 150 produtores e técnicos de 13 municípios da região. Serafina Corrêa marcou presença no evento, com mais de 20 participantes, através de uma excursão promovida pela Secretaria de Agricultura e Emater/RS-Ascar, com o transporte custeado pela prefeitura de Serafina Corrêa, oportunizando aos agricultores a participação nesse evento técnico.
A atividade contou com quatro estações.Na primeira, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gabriel Pontalti, falou sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP). Na ocasião, foi demonstrado o uso do pano de batida como ferramenta fundamental no momento da tomada de decisão do uso ou não de inseticidas. Além disso, os agricultores tiveram a oportunidade de visualizar um insetário com alguns exemplares dos insetos coletados na área monitorada, dando destaque aos benéficos, que são os inimigos naturais das pragas e os insetos inofensivos muitas vezes confundidos com os que causam dano à lavoura.
Em Serafina Corrêa, a prática já e realizada por 12 produtores, de acordo com EliazerKosciuk, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar em Serafina Corrêa, totalizando 120 hectares de área de Manejo Integrado de Pragas (MIP) no município, já com excelentes resultados em redução drástica do uso de inseticidas nas lavouras de soja monitoradas.
Em outra estação, o engenheiro agrônomo João Villa, também da Emater/RS-Ascar, abordou o tema dos solos, destacando o seu manejo e conservação, a fertilidade, além da inoculação de sementes. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Becker, explanou sobre tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, destacando os fatores que envolvem uma boa aplicação: equipamentos, aplicador, condições ambientais e produto.
Na última estação, os fiscais estaduais agropecuários Mauricio Santini e Altemar Magnabosco, falaram sobre como o produtor deve proceder desde a compra até o descarte de embalagens vazias e produtos vencidos, tríplice lavagem e armazenamento na propriedade rural, destacando como deve ser a construção do espaço e organização dos vasilhames.