Estudo técnico sobre áreas alagadas é apresentado à comunidade de Serafina Corrêa
A apresentação aconteceu na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (17).
A Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão promoveu, na noite de quinta-feira (17), a apresentação do Estudo Técnico de Avaliação das Áreas Alagadas de Serafina Corrêa. O encontro ocorreu no Plenário Darcy Sobreira Soccol, da Câmara Municipal de Vereadores, e reuniu autoridades, técnicos e moradores interessados no tema.
A apresentação foi conduzida pelo Secretário Dimorvan Cantelli e contou com a presença do Prefeito Daniel Morandi, do Vice-prefeito Eduardo Matielo, do Comandante do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gabriel Benovit, além da participação remota da equipe da empresa InfraGeo, de Passo Fundo – responsável pela elaboração do estudo.
O estudo foi feito com base em chuvas extremas, superiores aos volumes que ocorreram em maio de 2024. O trabalho foi dividido em quatro etapas principais: a elaboração de um laudo hidrológico; a análise das condições hidráulicas de pontes, galerias e tubulações; o levantamento de dados históricos sobre inundações; e, por fim, a apresentação de soluções para reduzir os impactos causados por esse tipo de evento.
A InfraGeo apresentou três soluções que podem ser adotadas no município:
• Construção de bacias de contenção nos Bairros Planalto e Santin, regiões com maior contribuição de escoamento superficial para o Arroio Feijão Cru, com o objetivo de armazenar temporariamente grandes volumes de água;
• Adequação da seção hidráulica, com o aprofundamento e/ou ampliação dos canais para melhorar o escoamento;
• Melhoria dos sistemas de drenagem, especialmente na área central, otimizando o direcionamento das águas pluviais para o Arroio Feijão Cru.
Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas diretamente com representantes do Poder Público e da InfraGeo. O estudo servirá como base para nortear as ações do Governo Municipal no enfrentamento a eventos climáticos extremos.
Durante a reunião, a Administração Municipal também apresentou os projetos em fase de planejamento e desenvolvimento, como a busca de ferramentas e soluções de monitoramento e alerta, fundamentais para resposta rápida em caso de desastres naturais.
Além disso, o Plano de Contingência Municipal está sendo atualizado para abranger diversas situações de risco, como acidentes, incêndios, alagamentos e períodos de estiagem. O Plano Diretor de Serafina Corrêa também passa por revisão, com foco na implementação de medidas que melhorem o esgotamento pluvial, sobretudo na área central da cidade.
A Administração reforça seu compromisso com a preparação da população para enfrentar os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos, investindo em prevenção, infraestrutura e capacitação. Juntos, o Poder Público e a população serafinense enfrente os desafios climáticos com mais resiliência e poder de resposta.
Governo Municipal de Serafina Corrêa – Cuidar das pessoas é transformar o futuro.
Texto: Érica Soares | Edição: Guilherme Baesso | Fotos: Érica Soares
Coordenação de Comunicação Social e Imprensa