BEM-VINDO AO PORTAL DO MUNICÍPIO DE Serafina Corrêa
ACESSIBILIDADEMAPA DO SITE
LogoSelo diamante 2023
(54) 3444-8100aloserafina@serafinacorrea.rs.gov.br
HistóriaEx-PrefeitosSoberanasHino e SímbolosLocalização
Gabinete do PrefeitoAssuntos Especiais de GovernoAdministração e Recursos HumanosAgricultura, Pecuária e AgronegócioAssistência SocialCoordenação, Planejamento e GestãoCultura e TurismoEducaçãoEsporte, Juventude e LazerFazendaMeio AmbienteObras Públicas, Trânsito e Desenvolvimento UrbanoTrabalho e Desenvolvimento EconômicoSaúde
TalianPontos TurísticosMapa TurísticoEventosOnde ComerOnde DormirTransporteInformações ao Turista
TransparênciaDefesa Civil
LeisLei 13.019Lei Aldir BlancSite Leis MunicipaisDecretos MunicipaisDecretos Suplementares
Conselhos Municipais
NotíciasGalerias de FotosVídeosSerafina Notícias
Ouvidoria
Brasão
MUNICÍPIO DESerafina Corrêa


Av. 25 de julho, 202 - Centro
Serafina Corrêa - RS

Fale com a Prefeitura

(54) 3444-8100
aloserafina@serafinacorrea.rs.gov.br

Acompanhe nossas redes

Acesso Rápido
Leis MunicipaisDiário Eletrônico OficialAutoatendimento ao Cidadão
e-SICColeta de LixoLicitações
Horário de Atendimento: Segunda-feira à Sexta-feira: Manhã das 8h30min às 11h30min | Tarde das 13h30min às 17h30min
Município de Serafina Corrêa - 2025 - Todos os direitos reservados
Governo
InícioGoverno

Governo

Daniel Morandi

Gabinete do Prefeito

PrefeitoDaniel Morandi

Sobre

Estrutura

Gabinete do Prefeito é órgão de assessoramento do Poder Executivo Municipal que tem por competência:

  • a coordenação da política governamental do Município;
  • a coordenação da representação política e social do Prefeito;
  • a assistência ao Prefeito em suas relações político-administrativas com a população, organismos estaduais e federais, órgãos e entidades públicos e privados;
  • a assessoria ao Prefeito em suas relações com a Câmara Municipal de Vereadores;
  • a organização da agenda de audiências, entrevistas e reuniões do Prefeito;
  • a preparação e o encaminhamento do expediente a ser despachado pelo Prefeito;
  • a coordenação das atividades de imprensa, relações-públicas e divulgação das diretrizes, planos, programas e outros assuntos de interesse da Prefeitura;
  • a organização e coordenação dos serviços de cerimonial;
  • a articulação e apoio administrativo direto ao Sistema de Controle Interno, bem como aos Conselhos e Juntas vinculados ao Gabinete;
  • a articulação permanente com os demais órgãos que compõem a estrutura administrativa;
  • redação de correspondências e documentos de rotina;
  • o desempenho de outras competências afins ou que lhe forem cometidas.

O Gabinete do Prefeito será dirigido pelo Chefe de Gabinete e contará com pessoal técnico e burocrático necessário ao desempenho de suas funções.

O Gabinete do Prefeito compreende em sua estrutura as seguintes unidades:

  • Divisão de Assuntos Estratégicos de Governo
  • Divisão de Transporte do Gabinete do Prefeito
  • Assessoria Administrativa
  • Procuradoria-Geral do Município
    • Procuradoria Jurídica
    • Assessoria Jurídica

Coordenação de Comunicação Social e Imprensa

  • Divisão de Publicidade Institucional
  • Divisão de Imprensa

Gabinete do Vice – Prefeito

  • Assessoria Administrativa

Gabinete da Primeira-Dama

  • Divisão de Programas para Mulheres
  • Assessoria Técnica de Planejamento e Administração

Unidade de Controle Interno

Departamento dos Conselhos Municipais

Subprefeitura Distrital

Junta do Serviço Militar

Ouvidoria Geral do Município

Assessoria de Controle e Prestação de Contas, Convênios e Auxílios

Contate a Secretaria

(54) 3444-8102
prefeito@serafinacorrea.rs.gov.br

Departamentos

Assessoria Administrativa

A Assessoria Administrativa tem por competência prestar assistência à Secretaria na área de administração, e promover a organização, execução, acompanhamento e controle das atividades-meio do órgão, compreendendo os serviços de elaboração de normas e procedimentos administrativos; elaboração e implantação de normas e rotinas para atividades de recebimento, distribuição, controle do andamento e arquivamento de processos e documentos que tramitam na Secretaria; bem como de outros serviços auxiliares de competência administrativa.

Assessoria de Controle e Prestação de Contas, Convênios e Auxílios

À Assessoria de Controle e Prestação de Contas, Convênios e Auxílios compete:

  • Assessorar na prestação de contas de Termos de Colaboração, Convênios, Parcerias Públicas e Auxílios, dando suporte técnico às Secretarias Municipais;
  • Coordenar e controlar a tramitação de expedientes internos e externos;
  • Supervisionar o cronograma de execução a fim de garantir a adequada prestação de contas dos convênios;
  • Promover a elaboração de relatórios; responder pelo registro e fornecimento de informações de contas dos convênios, de parcerias públicas e auxílios concedidos a entidades, bem como sobre a prestação de contas de recursos dispendidos pelos cofres municipais;
  • Acompanhar o desempenho das entidades beneficiárias, mantendo relatórios e informações sobre a execução dos serviços, visando corrigir quaisquer irregularidades na execução das atividades e serviços por elas desempenhados;
  • Atuar nas fases de preparação, execução, prestação de contas e conclusão das parcerias com o terceiro setor regidas pela Lei nº 13.019/2014, visando o cumprimento das exigências legais e regulamentares;
  • Atuar visando a conformidade dos planos de trabalho apresentados pelas entidades do terceiro setor com as exigências legais e regulamentares;
  • Elaborar minutas de documentos e realizar outras diligências referentes às parcerias com o terceiro setor, visando o cumprimento das exigências legais e regulamentares;
  • Atuar na cobrança das entidades parceiras do terceiro setor do envio dos documentos exigidos em lei ou regulamento;
  • Promover as publicações exigidas por lei ou regulamento referentes às parcerias com o terceiro setor.

Chefe de Gabinete

Atribuições: 

 

  •  Promover o assessoramento de caráter geral ao Prefeito e demais órgãos do Gabinete, buscando informações e dando sustentação administrativa e funcional ao Gabinete do Prefeito;
  •  Assessorar no desenvolvimento da política de comunicação social; assessorar o Prefeito no controle da correspondência oficial do Gabinete do Prefeito; apresentar relatórios periódicos completos de atividades realizadas;
  •  Coordenar as atribuições de assistência ao Prefeito nas funções políticas, administrativas, sociais e de cerimonial e, especialmente, as de relações públicas e representação;
  • Assessorar o Prefeito e os demais órgãos e Secretarias Municipais na busca e desenvolvimento de projetos e ações que visem à melhora e atualização nos processos de gestão pública como um todo;
  •  Coordenar o assessoramento ao Prefeito Municipal;
  • Dirigir serviços que visem dar subsídios para desenvolver, planejar, controlar e executar as atividades relativas às Secretarias;
  •  Dirigir trabalhos de organização e informação entre as Secretarias, de articulação e gerenciamento da dinâmica de funcionamento na relação entre as Secretarias e as determinações do Prefeito em ações planejadas, no cumprimento de metas de resultado, no controle e transparência na gestão pública;
  • Realizar trabalhos de assistência e assessoramento ao Prefeito Municipal nos assuntos relacionados com a interlocução com as entidades sociais e privadas na integração das ações do Governo;
  • Dirigir a realização da avaliação e monitoramento da ação governamental e dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, em especial das metas e programas prioritários definidos pelo Prefeito Municipal e sua administração;
  • Coordenar a política do Governo e a preservação da publicidade dos atos oficiais;
  •  Coordenar o auxílio na realização de audiências públicas durante os processos de elaboração e discussão dos projetos referente ao Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária;
  • Coordenar a busca de informações nos diversos órgãos da Administração Pública, para auxiliar o Prefeito Municipal e Secretários Municipais na consecução de seus objetivos;
  • Coordenar o assessoramento aos Secretários Municipais na execução de projetos propostos pela Administração Municipal;
  • Coordenar a recepção, informações e encaminhamento do público aos órgãos competentes; coordenar o acompanhamento nas atividades vinculadas à área de comunicação social da Prefeitura em relação aos órgãos de imprensa;
  • Coordenar, quando necessário, os compromissos oficiais do Prefeito, bem como os procedimentos de cerimonial e protocolo;
  • Apresentar relatórios periódicos completos de atividades realizadas e executar outras atividades afins.

 

 


Chefe de Gabinete
(54) 3444-8102
gabinete@serafinacorrea.rs.gov.br

Conselhos Municipais

Ao Departamento dos Conselhos Municipais compete as seguintes atribuições:

  • receber, encaminhar e arquivar a correspondência recebida;
  • redigir, enviar e arquivar a correspondência expedida;
  • preparar o material para as reuniões;
  • participar das reuniões dos conselhos;
  • participar de assembleias, seminários, fóruns, encontros, e outros, sempre que for necessário, representando os conselhos, acompanhando ou substituindo conselheiros;
  • participar de assembleias, seminários, fóruns, encontros, e outros, sempre que for necessário, representando os conselhos, acompanhando ou substituindo conselheiros;
  • realizar a integração entre Secretarias Municipais e Conselhos Municipais com vistas a atualizar a legislação municipal às Leis Federais e Estaduais;
  • manter atualizado o cronograma de atividades dos conselhos; divulgar para a comunidade as ações e atividades dos Conselhos Municipais;
  • assessorar no planejamento e execução das atividades pertinentes aos conselhos;
  • promover a integração com conselhos de municípios vizinhos e da região;
  • estabelecer elo entre o Poder Executivo e os Conselhos, sempre que necessário;
  • participar no planejamento, execução e avaliação de reuniões, assembleias, encontros, fóruns, conferências, seminários, e outras atividades correlatas;
  • organizar protocolos e conduzir cerimonial, como Mestre de Cerimônias e outros de interesse da municipalidade.

 

Controle Interno

Competência:

  • planejar a organização e o programa de trabalho anualmente;
  • coordenar e dirigir reuniões com os membros da Central do Sistema de Controle Interno e representantes dos órgãos setoriais;
  • elaborar e apresentar relatório das atividades do órgão;
  • convocar servidores municipais para prestar esclarecimentos;
  • proferir despachos decisórios e interlocutórios em processos de competência do Sistema de Controle Interno;
  • manter registro dos atos do órgão;
  • sugerir as alterações necessárias na estrutura do órgão;
  • denunciar ao Chefe do Poder Executivo, as irregularidades encontradas em inspeções nas Secretarias da Administração Municipal;
  • requerer a instauração de sindicância ou processo administrativo, sempre que o caso indicar.

Coordenação de Comunicação Social e Imprensa

Competências:

  • elaborar programas de divulgação e assessorar o Executivo nas atividades de comunicação interna e externa com o propósito de divulgar através da imprensa falada, escrita e televisionada, atos administrativos e os de natureza institucional e de utilidade pública, conferindo caráter de transparência a divulgação;
  • estabelecer elos entre o poder público e a comunidade criando canal direto de comunicação e integração de modo que as demandas sejam identificadas, priorizadas e consolidadas através de ações práticas e efetivas;
  • prestar serviços técnicos de marketing;
  • elaborar diagramas e fotolitagem de impressos em geral, para divulgação informatizada e educativa à administração municipal;
  • selecionar matérias para publicação em rádio e em jornais;
  • coletar atos administrativos do Município, para divulgação;
  • elaborar slogan, frases e dizeres para divulgação em placas ou por imagem.

Divisão de Assuntos Estratégicos de Governo

A Secretaria Municipal de Assuntos Especiais de Governo é o órgão do Poder Executivo Municipal que tem por competência, no que se refere a assuntos especiais:

  • assessorar o Prefeito nas suas atividades e funções administrativas, políticas e sociais, representando-o em todos os eventos para os quais houver designação;
  • interagir com órgãos governamentais e organizações não governamentais;
  • promover o ordenamento e controle de expedientes administrativos internos e externos, dos processos legislativos e das correspondências;
  • discutir, selecionar, planejar e supervisionar a execução das políticas de governo;
  • participar da elaboração do orçamento geral do Município, incluindo as questões prioritárias do governo;
  • articular com as demais Secretarias o cumprimento de metas e diretrizes dos programas de Governo;
  • manter a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo;
  • acompanhar, na Câmara Municipal, as votações dos projetos de lei de interesse do Poder Executivo;
  • elencar demandas a serem priorizadas nas diferentes áreas de governo.
  • a articulação com a União e o Estado, no âmbito dos respectivos órgãos de planejamento, no sentido de compatibilizar decisões estratégicas do Município.
     

A Secretaria Municipal de Assuntos Especiais de Governo compreende em sua estrutura as seguintes unidades:

  • Divisão de Controle e Acompanhamento de Processos Administrativos e Estágios;
  • Assessoria Administrativa.

Divisão de Controle e Acompanhamento de Processos Administrativos e Estágios

A Divisão de Controle e Acompanhamento de Processos Administrativos e Estágios possui as atribuições de acompanhar o andamento e o controle de todos os processos administrativos encaminhados e os recebidos pela Secretaria; coordenar os procedimentos dos estágios probatórios e deliberar sobre os mesmos, bem como administrar os estágios prestados, na Administração Pública, por estudantes através de Convênios.

Divisão de Transportes do Gabinete do Prefeito

Gabinete da Primeira-Dama

Ao Gabinete da Primeira-Dama compete:

  • atuar como agente mobilizador no desenvolvimento de programas multissetoriais, entre outras, nas áreas da Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Alimentar, Habitação, Cultura e Desporto;
  • promover campanhas e programas para prevenir e atender às demandas nas situações emergenciais ou de calamidades;
  • manter interlocução com outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais, conselhos municipais, entidades urbanas e rurais da sociedade civil, organizações não-governamentais, com vista a ampliar a participação popular na definição das políticas públicas e nas ações desenvolvidas pelo Gabinete;
  • propor projetos, programas, campanhas e ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população; à proteção ao idoso, à criança e ao adolescente, à mulher e à pessoa portadora de deficiências; à integração de jovens ao processo educacional, qualificação profissional e desenvolvimento humano, e à redução de riscos pessoais e sociais dos indivíduos;
  • representar o Município no Fórum Permanente das Primeiras-Damas;
  • arrecadar, organizar e distribuir as doações conforme a sua natureza;
  • organizar e divulgar projetos, eventos, programas e ações do Município relacionadas às finalidades do Gabinete;
  • prospectar recursos e parceiros para execução de programas, projetos e ações de interesse público;
  • acompanhar a execução da Política Municipal de Assistência Social, zelando pelo cumprimento dos requisitos, previstos na NOB/SUAS, da Gestão a que está habilitado o Município;
  • ser instrumento de coalizão social;
  • contribuir para o desenvolvimento social, implementando, potencializando ou difundindo programas, projetos, campanhas e ações sociais;
  • auxiliar o Gestor Municipal no diagnóstico situacional dos munícipes em situação de vulnerabilidade social e na promoção da justiça social;
  • propor sugestões para a inclusão de eventos no Calendário Oficial do Município, ou colaborar na sua elaboração.

 

Integra o Gabinete da Primeira-Dama:

  • Divisão de Programas para Mulheres, com o papel de coordenar projetos, programas, campanhas e ações que visem a melhoria da qualidade de vida da população, de modo especial a proteção ao idoso, às crianças e ao adolescente, à mulher, com preferência às mais necessitadas e à pessoa portadora de deficiências, e a integração de jovens ao processo educacional, qualificação profissional e desenvolvimento humano, e a redução de riscos pessoais, de saúde e sociais dos indivíduos;

 

  • Assessoria Técnica de Planejamento e Administração, com atribuição de assessorar o Gabinete da Primeira-Dama a diagnosticar situações de risco e de vulnerabilidade social e humana, e acompanhar o planejamento dos programas e projetos sociais, prestando as informações técnicas específicas e inerentes aos diversos aspectos da assistência à mulher.




 

Gabinete do Vice-Prefeito

O Gabinete do Vice-Prefeito é um órgão que tem como finalidade auxiliar o Chefe do Poder Executivo Municipal no trato aos assuntos políticos e administrativos, e, além de atender às convocações para missões especiais.

Competências:

  • acompanhar a execução e o cumprimento de convênios realizados pelo Município;
  • levantar dados e fazer verificações em serviços e obras municipais;
  • representar o Prefeito em solenidades;
  • firmar convênios ou acordos com a União, Estado e outros Municípios, sempre com delegação específica;
  • acompanhar a tramitação de projetos do executivo junto à Câmara Municipal;
  • conduzir os serviços de planejamento, de coordenação técnica, de estudos e pesquisas;
  • levantar pesquisas de problemas socioeconômicos e especiais, ligados ao desenvolvimento da cidade e do Município;
  • executar serviços de informação e divulgação dos atos e fatos administrativos, utilizando, inclusive, a imprensa falada e/ou escrita;
  • exercitar serviços de relações-públicas;
  • coordenar, junto com o Prefeito, a elaboração do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • coordenar e auxiliar na supervisão de programas de assistência social e da política habitacional do Município.

 
Integra ao Gabinete do Vice-Prefeito:

  • Assessoria Administrativa tem por competência prestar assistência ao Gabinete do Vice-Prefeito na área de administração, e promover a organização, execução, acompanhamento e controle das atividades-meio do órgão, compreendendo os serviços de elaboração de normas e procedimentos administrativos; elaboração e implantação de normas e rotinas para atividades de recebimento, distribuição, controle do andamento e arquivamento de processos e documentos que tramitam no Gabinete; bem como de outros serviços auxiliares de competência administrativa.
     


Eduardo Zamprogna Matielo
Vice-prefeito
(54) 3444-8102
gabinete@serafinacorrea.rs.gov.br

Junta do Serviço Militar

À Junta do Serviço Militar compete:

  • responder, sob a orientação da 7ª Delegacia de Serviço Militar, pelos processos de alistamento, seleção, incorporação ou dispensa da prestação do Serviço Militar de jovens serafinenses;
  • coordenar tarefas relativas ao Serviço Militar do Município, respeitadas as determinações que forem expedidas para a função por órgãos militares superiores;
  • promover a elaboração de informações que devam ser prestadas a órgãos militares e ao Executivo Municipal;
  • programar solenidades e expedir convites pertinentes ao setor da Junta Militar do Município;
  • promover a instalação e a manutenção atualizada de quadros de avisos ao público sobre as atividades da Junta Militar

Ouvidoria Geral do Município

A Ouvidoria Geral do Município compete:

  • o aperfeiçoamento das formas de participação popular e comunitária nos processos de decisão e execução dos serviços públicos municipais;
  • o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural do Município;
  • a correção de erros, omissões ou abusos administrativos;
  • a melhoria dos serviços em geral.


A estrutura administrativa da Ouvidoria Geral do Município será formada exclusivamente por servidores recrutados no Quadro de Pessoal do Município.

As sugestões, reclamações ou denúncias, sempre que possível, deverão ser formuladas por escrito e acompanhadas por outros documentos que as enriqueçam, e dirigidas diretamente à Ouvidoria Geral do Município pelo próprio interessado ou, remetidas por via postal ou através de qualquer repartição municipal.

A repartição a qual forem encaminhados os documentos deverá protocolizá-los e encaminhá-los imediatamente à Ouvidoria Geral do Município, sob pena de responsabilidade do agente faltoso.

A Ouvidoria Geral do Município manterá um cadastro destinado a registrar as iniciativas inéditas ou exitosas colocadas em prática pelas administrações de outros Municípios do Estado e do País.

Procuradoria Geral do Município

Subprefeitura Distrital

À Subprefeitura Distrital cabe as seguintes atribuições:

  • representar o poder executivo na área do Distrito, em termo de execução de obras e metas governamentais;
  • cumprir e fazer cumprir, de acordo com as instruções emanadas do Poder Executivo, as leis, resoluções, regulamentos e demais atos;
  • fiscalizar os serviços públicos no distrito;
  • anotar e indicar ao Poder Executivas as reivindicações de obras e serviços públicos de interesse do distrito;
  • prestar contas ao Executivo quanto às incumbências que lhe foram atribuídas;
  • zelar pelo funcionamento do sistema de distribuição de água;
  • distribuir carnês, boletins, e outros expedientes de interesse da administração.

Notícias da Secretaria

Notícias mais recentes relacionadas com esta Secretaria

Gabinete do Prefeito
15/05/2025

Prefeitura de Serafina Corrêa inicia implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Com apoio da Tonial Digital e de um comitê criado para a tarefa, a Prefeitura de Serafina Corrêa inicia a adequação à LGPD, garantindo mais segurança, transparência e respeito à privacidade dos cidadãos.

Gabinete do Prefeito
15/05/2025

Recrutas serafinenses recebem boina verde-oliva em cerimônia no 6º Batalhão de Engenharia de Combate

Cerimônia aconteceu no dia 17 de abril, em São Gabriel.

Gabinete do Prefeito
08/05/2025

2º Giro Dela Pizza reúne atletas em mais uma promoção cultural e turística de Serafina Corrêa

O evento contou com a participação de cerca de 300 atletas e aconteceu no último domingo (04).

Gabinete do Prefeito
25/03/2025

Prefeito Morandi e Secretários Dimorvan e Cleiton realizam visita técnica à BRF

A visita aconteceu na tarde da última sexta-feira (21)

Gabinete do Prefeito
24/03/2025

Café com o Prefeito e o Vice-Prefeito reúne profissionais da construção civil

Empresas do ramo imobiliário, construtoras, arquitetos e engenheiros civis participaram do encontro na última sexta-feira (24)

Gabinete do Prefeito
12/03/2025

Prefeito Morandi toma posse como Presidente da Junta Militar de Serafina Corrêa

Evento de posse aconteceu no Quartel General do Comando Militar do Sul nesta terça-feira (11)

Gabinete do Prefeito
27/02/2025

Vice-Prefeito Matielo recebe o Título Honorífico da Comenda de Marau

Honraria é concedida a marauenses que ganham destaque em suas atividades empresariais fora do município

Gabinete do Prefeito
27/02/2025

Comitiva italiana visitou Serafina Corrêa

Dezenas de italianos de Isola Vicentina visitaram o Centro Administrativo Municipal