Notícias
Notícias
Gabinete do Prefeito

O que Serafina fez para reestabelecer a ponte do Camping Carreiro

23 de Janeiro de 2024 - Publicado às 00:00
Após meses interditada devido aos eventos climáticos ocorridos em setembro de 2023, fato que ocasionou danos estruturais na ponte intermunicipal que liga os municípios de Serafina Corrêa e Nova Bassano, construída sobre o Rio Carreiro, a mesma foi restabelecida no final de dezembro de 2023.

As tratativas para a busca de recursos e contratação de empresa para realizar o conserto da ponte, ocorreram totalmente pelo município de Serafina Corrêa. De forma imediata, após os eventos climáticos, o Prefeito Valdir Bianchet, buscou alternativas para viabilizar os reparos e liberação da ponte, dentre elas, o contato com autoridades como Secretários de Estado, Deputados Estaduais e Federais, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vice-Governador, contato com empresas prestadoras de serviços na área, dentre outras. Sempre prezando pela qualidade e principalmente segurança na execução da obra. 

Além do cuidando quanto a forma de execução, houve a preocupação quanto ao recurso, visto que o projeto inicial apresentado ultrapassava 3 milhões de reais. Assim, iniciou-se a busca incansável por recursos, apresentando a demanda junto a Defesa Civil Federal, sendo que esta, exigiu diversas alterações de projeto e exigências quanto a documentação. Após meses de tratativas, a Prefeitura recebeu a sinalização positiva de indicação de recurso no valor de R$627.176,70 (seiscentos e vinte e sete mil, cento e setenta e seis reais com setenta centavos) para o realinhamento e reconstrução de guarda corpos e cabeceira.

Em momento algum o Município de Serafina Corrêa se omitiu da responsabilidade, mesmo recebendo muitos questionamentos, críticas e observando até publicações em redes sociais de má-fé, feitas por pessoas sem conhecimento técnico.

A escolha da forma de execução gerou debates, dúvidas e insegurança, visto que cada bloco da ponte pesa aproximadamente 170 toneladas e que o serviço de realinhamento é realizado por poucas empresas. Após avaliações minuciosas por profissionais capacitados, foi possível contratar uma empresa para executar os serviços e liberar o trânsito.

“Penso que seria total imprudência liberar o acesso sabendo dos riscos que a situação da ponte provocava. Recebemos muita pressão no decorrer deste período, mas sou um gestor que preza pela segurança das pessoas e acredito que colocar vidas em risco ou tentar sobressair-se com uma situação catastrófica como está, não é papel de um gestor”- comenta o Prefeito Valdir Bianchet.

A Administração Municipal esteve ciente dos prejuízos obtidos com esta interrupção, pois muitas empresas e famílias dependiam deste acesso, mas ressalta que incansavelmente e prezando pela segurança de todos, procurou a melhor forma de reestabelecer o tráfego de veículos na ponte, sempre agindo com consciência e maturidade em suas ações, sendo esta uma das marcas da Administração Municipal.

Governo Municipal 
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.