Notícias
Notícias
Stories

Serafina Corrêa decreta Estado de Calamidade Pública

Estado de calamidade pública no município, em virtude do desastre causado pela chuva que atinge não só o município, mas todo o Rio Grande do Sul.

02 de Maio de 2024 - Publicado às 17:19

O Prefeito de Serafina Corrêa, Valdir Bianchet, decretou estado de calamidade pública no município, em virtude do desastre causado pela chuva que atinge não só o município, mas todo o Rio Grande do Sul. 

A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal e Defesa Civil – COMDEC, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. 

Também, autoriza as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a ingressar em casas e residências, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos para facilitar as ações de assistência aos afetados pela enchente. 

Serafina Corrêa ainda contabiliza os prejuízos, que são muitos. Até o momento são cerca de 72 desabrigados e duas mortes em decorrência das chuvas. 

O Governo do Estado também decretou estado de calamidade pública em todo o território do RS, conforme o Decreto Estadual nº 57.596, de 1º de maio de 2024.

Governo Municipal de Serafina Corrêa 

Texto/foto: Guilherme Baesso – Coordenação de Comunicação Social e Imprensa.